A computação em nuvem se consolidou como um dos pilares da transformação digital. De pequenas startups a grandes corporações, empresas de todos os portes encontram na nuvem uma forma de reduzir custos, ganhar escalabilidade e impulsionar a inovação.
Nesse sentido, entender como funciona a nuvem, seus modelos de serviço, tipos de implantação e benefícios é fundamental para gestores que buscam alinhar tecnologia à estratégia corporativa.
Neste guia, você vai conhecer os principais aspectos da computação em nuvem e descobrir como aplicá-la para gerar valor no seu negócio. Continue a leitura!
O que é computação em nuvem?
A Computação em Nuvem é um modelo que fornece recursos de TI por meio da internet. Assim, o usuário pode ter acesso a servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, softwares e até recursos inteligência artificial sem dispor de hardwares específicos e infraestrutura física local.
Por exemplo: em vez de manter um servidor próprio para rodar um sistema de gestão, a empresa pode contratar esse serviço em nuvem, pagando apenas pelo uso. Isso garante flexibilidade e elimina altos custos iniciais com aquisição e manutenção de equipamentos.
Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) e divulgada pelo Mobile Time, os investimentos com nuvem pública devem chegar a US$ 3,5 bilhões no Brasil neste ano, um aumento de 20% ante US$ 2,92 bilhões de 2024.
Assim, conhecer os fundamentos é o primeiro passo antes de avançar para modelos de funcionamento e aplicações práticas.
Como a computação em nuvem funciona?
De forma geral, a computação em nuvem funciona por meio de um modelo baseado em centros de dados distribuídos, acessados remotamente pela internet.
As etapas de funcionamento podem ser resumidas assim:
Provedores de serviços de nuvem (como Microsoft Azure ou AWS) disponibilizam infraestrutura, plataformas e softwares em ambientes altamente escaláveis. Então, as empresas contratantes acessam esses recursos conforme a necessidade, em regime de assinatura ou pagamento por uso.
O gerenciamento e governança garantem que o uso esteja alinhado às necessidades do negócio, com segurança, compliance e otimização de custos.
Dessa maneira, é possível obter escalabilidade sob demanda, permitindo aumentar ou reduzir recursos de acordo com picos de consumo. Isso porque a nuvem transforma a maneira como as organizações utilizam tecnologia, substituindo a posse por acesso inteligente e flexível.
Qual a importância da Computação em Nuvem para as empresas?
Após analisar as vantagens da Computação em Nuvem, fica claro que o recurso é indispensável para o sucesso das empresas modernas. Isso porque, ela proporciona agilidade, flexibilidade e escalabilidade.
Em um mercado altamente competitivo e com o aumento expressivo da produção e uso de dados e da Inteligência Artificial, depender de infraestrutura física é um entrave à transformação digital.
Com a computação em nuvem, a empresa tem espaço para inovar e expandir sua atuação. Portanto, a tecnologia é um dos pilares para a evolução digital das empresas, colocando-as em um novo patamar de eficiência operacional.
Quais as principais aplicações da Computação em Nuvem nas empresas?
A nuvem é uma grande aliada das empresas e tem diversas aplicações, das mais simples às complexas. A seguir, listamos seus principais casos de uso:
Recuperação de Desastres e Continuidade de Negócio
Toda organização deve estar pronta para situações que podem prejudicar sua operação, como um ataque cibernético e um incêndio ou inundação às dependências físicas da empresa.
Isso é feito com um Plano de Continuidade de Negócios, e os modelos de IaaS e PaaS podem simplificar a retomada das atividades. Isso porque, os dados em nuvem são recuperados com mais rapidez do que aqueles em data centers locais e os próprios fornecedores do serviço contam com mecanismos avançados de backup, por exemplo.
Aplicações Web
Com a computação em nuvem, seu negócio acessa sistemas sem a necessidade de instalar programas em seus computadores. Conhecidas como aplicações web, elas são acessadas por meio de um navegador de internet, em desktop, notebook e até smartphones.
Colaboração e produtividade na nuvem
A gestão de equipes também pode ser transformada com recursos em nuvem. Aplicações, como Microsoft 365 e Microsoft Teams, permitem que funcionários trabalhem e colaborem em tempo real nos mesmos documentos, de onde estiverem.
Além de essencial para o funcionamento do trabalho remoto, isso garante flexibilidade e visibilidade aos gestores. Afinal, eles podem ter acesso às informações sempre que necessário.
Desenvolvimento e testes de software
Também é possível criar e testar softwares na nuvem. Assim, as equipes conseguem ser mais rápidas e colaborativas, compartilhando ferramentas, bibliotecas e código, e implementando ajustes com a eficiência que esse tipo de projeto exige.
Análise de Dados
Por fim, a nuvem é um pilar importante para a implementação de uma cultura de dados nas empresas. Afinal, ela torna possível o processamento e análise de grandes volumes de informações em tempo real.
Quais as vantagens da computação em nuvem?
Afinal, a adoção da computação em nuvem proporciona múltiplos benefícios para empresas. Os principais são:
- Redução de custos: elimina investimentos em infraestrutura própria e reduz gastos com manutenção.
- Escalabilidade: possibilita ampliar ou reduzir recursos sob demanda, garantindo flexibilidade diante de mudanças no mercado.
- Acessibilidade: acesso remoto a dados e aplicações de qualquer lugar, essencial em modelos de trabalho híbrido.
- Segurança e recuperação de desastres: provedores de nuvem contam com camadas robustas de segurança e planos de contingência, garantindo continuidade do negócio.
- Inovação: acesso rápido a tecnologias avançadas como inteligência artificial, big data e machine learning.
- Maior desempenho operacional: processos mais ágeis, integrados e alinhados à estratégia corporativa.
A Adoção de Nuvem no Brasil: Um Olhar sobre Estatísticas e Insights
A adoção de serviços em nuvem no Brasil tem se destacado por um crescimento significativo e diversificado em diversos setores. Uma pesquisa da PwC em 2023 revelou que 78% dos executivos entrevistados disseram que suas empresas adotaram a nuvem na maioria ou em todas as partes do negócio.
No entanto, a pesquisa também aponta que mais da metade desses entrevistados não atingiu os resultados esperados, como redução de custos e melhoria da resiliência, destacando a distinção entre migrar para a nuvem e ser verdadeiramente impulsionado pela nuvem.
Em outro estudo, observou-se que o setor bancário e financeiro (BFSI) tem acelerado a adoção de soluções em nuvem, atraído pela promessa de flexibilidade, agilidade e a capacidade de integrar tecnologias emergentes. Esse movimento está alinhado com o objetivo de reduzir despesas operacionais e capitalizar em eficiências oferecidas pela nuvem.
A IDC, por sua vez, revelou um fortalecimento dos laços entre provedores de nuvem e telecomunicações no ano passado, com crescimento no consumo de nuvem pelo segmento de telecom, em média, de 35,2% em IaaS e 42,2% em PaaS anualmente. A implementação do Wi-Fi 6 e da conectividade 5G foi vista como uma tendência que impulsiona ainda mais a adoção de serviços gerenciados e a priorização de ambientes de nuvem para hospedagem de aplicações, um conceito descrito como “Wireless first”.
Com os avanços na implementação do 5G, também é possível prever grandes investimentos em redes privativas móveis para IoT, AI e ML, ampliando o leque de aplicações e serviços suportados pela nuvem no Brasil.
Estes insights destacam uma clara tendência de crescimento e diversificação na adoção de serviços em nuvem no Brasil, abrangendo desde o setor financeiro até telecomunicações e além, impulsionados por inovações tecnológicas como o 5G e Wi-Fi 6.
As pesquisas também mostraram preocupação em relação aos custos, falta de tempo ou equipe para implementação e carência na orientação técnica são impeditivos para migração ou melhor aproveitamento. Por isso, é fundamental contar com parceiros estratégicos, como a W4Clouds, que irá atuar desde o diagnóstico à implementação com absorção total por parte da equipe contanto com suporte personalizado.
Os 3 principais modelos de serviços na nuvem
Por falar em implementação, é necessário saber qual modelo de serviço melhor se adequa para sua empresa de acordo com a forma de utilização. Assim, ressaltamos que existem 3 modelos principais:
- Software como serviço (SaaS): aplicativos prontos, acessados via internet, como Microsoft 365, Google Workspace ou Salesforce.
- Plataforma como serviço (PaaS): ambiente para desenvolvimento de aplicações, como Azure App Service ou Google App Engine.
- Infraestrutura como serviço (IaaS): desenvolvimento e fornecimento em arquitetura, como servidores e armazenamento, exemplificados pelo Amazon EC2 e Microsoft Azure Virtual Machines.
Como observamos, cada modelo atende a diferentes necessidades, variando entre simplicidade de uso, flexibilidade e controle.
Quais os tipos de implantação dos serviços em nuvem?
As empresas podem adotar diferentes tipos de implantação, de acordo com objetivos, requisitos de segurança e orçamento:
- Nuvem Pública: infraestrutura compartilhada entre várias empresas, oferecida por provedores como Microsoft Azure e AWS. É altamente escalável e de menor custo, mas pode ter restrições de compliance em setores regulados.
- Nuvem Privada: infraestrutura dedicada a uma única empresa, garantindo maior controle e segurança. No entanto, costuma ser mais cara e exige gestão especializada.
- Nuvem Híbrida: combinação da nuvem pública e privada, permitindo que dados e aplicações sejam distribuídos de acordo com requisitos específicos. Um exemplo é usar nuvem privada para dados sensíveis e nuvem pública para aplicações de menor criticidade.
Para fixar melhor, preparamos um quadro resumo, confira:
Assim, cada modelo de implantação traz vantagens e desafios, exigindo análise criteriosa de cada organização.
A W4Clouds é sua parceira na nuvem!
Como vimos, a computação em nuvem é um caminho estratégico para empresas que buscam inovação, eficiência e segurança. Mas esses diferenciais só são conquistados com o apoio de boas ferramentas e profissionais.
A W4Clouds é especialista em Computação em Nuvem, Microsoft Solution Partner e AWS. Dominamos soluções de governança, migração, licenciamento e cyber security, conduzindo sua empresa em toda a jornada para a nuvem.
Quer entender como aplicar computação em nuvem no seu negócio de forma segura e estratégica? Agende uma conversa personalizada com a W4Clouds hoje mesmo.